sábado, 4 de outubro de 2008

Sobre os pianos pastorais de Scarlatti

Estava eu, Jãozin, ouvindo uma sonata de Domenico Scarlatti, um compositor italiano barroco com maravilhosas peças que talvez o próprio compositor nem dava tanto valor, tanto que os nomes "sonata", "minueto", etc foram dados depois pelos estudiosos de sua obra. Um amigo meu denomina as peças de Scarlatti como "danoninho encantado, rosa e feliz a saltitar". Esse amigo, assim como eu, é um escrevedor de metáforas, mas com certeza não foi muito feliz, tampouco encantado, rosa ou saltitante nessa.

Eu ouço Scarlatti com uma certa melancolia anacrônica, é, porque dizem (as pessoas) que eu sou um sentidor anacrônico. É. Um sentidor anacrônico é tipo assim: você pega a sonata K 9 de Scarlatti e finge que está vendo pastoras, e ao invés de ter sonhos eróticos com as pastoras (ou com as ovelhas, sei lá) tente transformar-se em pássaro e voar para além das estrelas das notas.

Estou lembrando daquele poema de Murilo Mendes sobre o pastor de pianos...

Você quer essa peça citada de Scarlatti? Tá aqui.

8 comentários:

Evan The Scarlet Angel disse...

Para esse tipod e musica não sou uma pessoa muito cultA

Anônimo disse...

nunca ouvi, mas pelo que diz parece interessante, vou verificar .. ..

Danilo disse...

nunca ouvi falar no cara, estou baixando. =D

Anônimo disse...

Rapazinho, rapazinho... Cheguei em casa e me entupi de danone. Claro que sei que Scarlatti é sublime. Mas há, em muito do que dele ouço, um quê de inocente, de tenro e claro, alegria fofa: danoninho. Te falta talvez um pouco de paciência pra aguentar a criança que sou. Preparei aqui um cd dele pra te emprestar. Falta só me devolver aqueles, hein?

Anônimo disse...

Não sou uma pessoa muito culta mas escuto bach, ravel e Villa Lobos
Sempre tive medo de ouvir mais que isso.Seilá vai que os outros autores e cantores de peças lirícas são do mau,né?hehe
vou ouvir esse cara se eu morrer depois a culpa é sua.

Anônimo disse...

não morri e meu cerebro voltou

Ná!da disse...

"Você quer essa peça citada de Scarlatti? Tá aqui."

Convite do tipo: "Vamos colorir?"
ou
"Ajude pedrinho a atravessar o labirinto e comer um delicioso sorvete!"

Eu adorava minhas tarefas de casa!

Tâmara disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk(verdadeiros)!!!!!!!
boa João!

você e o bira são umas figuras.


obs:tambem acho Scarlatti ''danoninho''.