sexta-feira, 6 de junho de 2008

Palestra interessante de hoje.

Prf. Felipe Valoz veio dar uma palestra para o pessoal da Emac, uma palestra bastante interessante e bastante incômoda à nossas certezas, mas quase ninguém estava lá, um amigo meu foi lá, mas achou mais importante tentar ficar com uma menina, outros não vieram por motivos diversos, outros, sabendo da palestra, acharam que podiam faltar... no fim, poucos.

Mas foi um dos momentos mais importantes para a minha formação, não obstante aquilo só confirmar minhas certezas quanto a música de massa, aumentar minhas dúvidas quanto o caminho da arte dentro da academia e dar aquela sensação de formiga perante a estética.

Coisas que eu peguei na palestra e quero refletir:

A linguagem é objetiva e, pensando a arte como sendo também um veículo de comunicação, algo deve ser comunicado por meio dessa linguagem, algo, portanto, pode ser analisado, no entanto, o fim daquilo é subjetivo.
O acorde místico é subjetivo para Scriabin, é problema dele o fato de ter conseguido aquele acorde por meio de cálculos transcendentes e chegado a um som místico, um acorde belíssimo, certo e de fato é algo incômodo e, pelo menos para mim, tal fato é significativo, mas o que nos importa realmente é ele ter feito algo com aquilo, trabalhado aquilo, é lá que a coisa vai se dar e lá que haverá comunicação, sobretudo com a mônada de cada um. Isso que realmente nos incomoda... eu posso passar algo de minha crença e irei sob forma de linguagem incomodar o sonho e o mistério das pessoas.
Aí está a arte.

Um comentário:

Fernando Gomes disse...

parece ter sido uma boa palestra para se assistir.

gostei das suas reflexões.

http://www.andisaidgoddamn.blogspot.com/