domingo, 20 de janeiro de 2008

Rasga-mortalha & Schoenberg, que duo!

Estive meio alheio à minhas responsabilidades estes dias, saí com Bruno para nos vermos discutirmos sobre o blog e isto me levou a noitada de boemia mais um dia de agito, tudo bem, não foi bem assim visto que não sou de beber e que muito deste tempo foi bem produtivo, acabei passando na casa do Bruno a madrugada de ontem, com música erudita contemporânea, leituras da bíblia, de Jakob Wassermann e de Mário Ferreira dos Santos, para, no que seria o dia seguinte, irmos para a minha casa antes do show e darmos uma olhada no Pássaro de Argila (o pássaro e o poema), no poema In passim de Bruno Tolentino do livro Mundo como Idéia, no violão, na minha camiseta do Che Guevara (hahaha!) e na minha camiseta listrada dada pela minha avó e tanto amada por mim...

Vou tomar café, já volto!

Alguém já ouviu falar em uma coruja branca chamada pelo folclore de “rasga-mortalha?” Pois é, diz a supertição que ela avisa a morte, e segundo o Bruno, o seu piado avisou a morte de sua bisavó, para mim é apenas um passarinho piando, mas é bem assustador...

Estávamos nós, dois garotos inocentes na saída para Trindade ouvindo Schoenberg com um clima onírico, ótimo momento para não-dormir se você curte o dodecafonismo, além disso o sol já ia nascer mesmo, cheiro bom é o frescor do amanhecer! E nos píncaros (torneeei-me um ébrio e na bebida... ops, me desculpe, voltando...) da música acabamos por ouvir um escândalo feito por aquela coruja e pela peruca de Bach! Aquilo foi muito assustador!

Se alguém vai morrer, não sei... Ou melhor, sei que todos nós vamos morrer um dia, só não sei quando, como dizia um ex-professor meu de biologia: “a única certeza que você tem é que um dia tudo isso vai acabar!”, este mesmo professor falou sobre a rasga-mortalha certa vez, “o passarinho pia todo o dia”, dizia ele, “quando alguém morre botam a culpa no passarinho!”. Nunca pensei dizer isso antes até de saber se eu passei ou não no vestibular para letras, mas o fim do ensino médio me dá um certo ar de melancolia, e talvez seja o gerador de minha angústia sentida por estes momentos...

Bom, terei que voltar ao dedo tal na casa tal sem o qual não passarei no vestibular para violão...

2 comentários:

Guilherme Toscano disse...

o passarinho pia todo dia, quando morrem põem a culpa nele.

Anônimo disse...

quem é mais animal o passaro rasga mortalha ou as pessoas que acreditam nisso ????
a qualquer hora podemos morrer não precisa de passaro mandar recado
e alem do mais DEUS escolhe quem vai pro céu ou pro inferno 777